quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Fábrica de Jogos

Aula de videogame


Fábrica de Jogos: projeto de pesquisa pernambucano estimula alunos do ensino médio a desenvolver seus próprios jogos eletrônicos.
Leandro Quintanilha

Lançamento da Fábrica de Jogos, na escola Cícero Dias.

Os 426 alunos do colégio público de ensino médio mais bem equipado de Pernambuco agora passam parte do expediente escolar jogando videogame. Eles são os primeiros estudantes a participar da Fábrica de Jogos, projeto de pesquisa do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), em parceria com o Geração Oi, um programa focado em ações educativas, vinculado ao Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da operadora de telecomunicações. Após a primeira fase do projeto — a “prática de uso”, os estudantes do Centro de Ensino Experimental Cícero Dias serão estimulados a criar seus próprios jogos, para plataformas muito populares entre adolescentes: celulares e computadores.“Fazemos de um ‘vício’ um meio de desenvolver habilidades”, afirma o educador Luciano Meira, criador e coordenador do projeto e professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Fábrica de Jogos foi lançada oficialmente no dia 18 de maio, mas as atividades já haviam começado uma semana antes. A iniciativa é fruto de um convênio firmado entre o Oi Futuro e o Cesar.
Luciano Meira, criador e coordenador do projeto "prática de uso" A Cícero Dias é a primeira escola a aderir ao projeto de pesquisa para a criação de jogos eletrônicos, mas a idéia é que a Fábrica de Jogos faça parte do currículo do ensino médio de todas as escolas do Geração Oi (leia o quadro para entender melhor o programa e as entidades envolvidas). Espera-se, ainda, que, em três anos, cerca de 40 jogos eletrônicos desenvolvidos pelos alunos da Cícero Dias possam ser oferecidos a outras escolas públicas do país. “Nesse período, professores de outras instituições também poderão fazer uma ‘residência pedagógica’ na escola, para conhecer de perto o projeto”, afirma Samara Werner, gerente do Oi Futuro.“A inclusão digital não se restringe ao acesso”, diz. “Com a Fábrica de Jogos, os adolescentes tornam-se criadores de conteúdo.” A Cícero Dias foi inaugurada no ano passado, com o propósito de se tornar um laboratório pioneiro de mídia-educação (veja ARede nº 13). No primeiro ano, os alunos participaram da criação de um carro de controle remoto, uma maquete com iluminação e uma urna eletrônica, entre outros. Há alguns meses, o programa Geração Oi procurou o Cesar em busca de novas idéias. “Nossa preocupação era desenvolver um projeto de alta tecnologia que realmente interessasse os jovens, algo do seu universo”, conta Samara.Na Cícero Dias, as aulas são ministradas em período integral. A Fábrica de Jogos funciona todos os dias, com revezamento de turmas e participação dos professores da escola e de consultores do Cesar. Os alunos são organizados em times, de seis a oito integrantes. Aos poucos, dentro de cada grupo, eles assumirão papéis produtivos individuais — um ficará encarregado do design, outro do roteiro, um terceiro da programação. “A criação de jogos é um espectro amplo de competências”, afirma o coordenador Luciano. O objetivo da organização em grupo com definição individual de papéis é estimular, ao mesmo tempo, a didática colaborativa e a autodidática, políticas que norteiam o projeto pedagógico da Cícero Dias. Cada time terá um líder, definido por meio de um concurso de redação (o tema são as intenções de trabalho). Desenvolvimento de novos jogos,como o Tíbia, já famoso. “Estamos conversando com a diretoria sobre a possibilidade de abrir a escola aos sábados, para que os alunos possam levar parentes, amigos e vizinhos para jogar”, diz Luciano. “Será como uma lan house gratuita.” Isso, porque a brincadeira é parte do aprendizado. “Não separamos a teoria da prática. Nosso plano de estudo pode ser visto como um triângulo — num vértice, as práticas de uso; em outro, a conceitualização; e, no terceiro, a implementação.” Resumindo: os adolescentes jogam para entender as dinâmicas possíveis, a ponto de criar novas possibilidades de jogo. Jogam para se divertir e entender a brincadeira, até se tornarem aptos a reinventá-la.Luciano frisa que até jogos eletrônicos de ação podem ser educativos. A criação requer, no mínimo, noções de lógica, programação, roteiro e arte. De acordo com o conteúdo, a pesquisa pode enveredar para História, Física ou Biologia, além de diversas outras áreas do conhecimento. “Já existe, por exemplo, um joguinho em que o objetivo é destruir as células cancerosas de um organismo — para derrotá-las, há de se conhecer suas especificidades.” As possibilidades são incontáveis. Para Samara, os benefícios da Fábrica de Jogos vão além de seu grande potencial de aprendizado. O projeto, afirma, aproxima a escola do estudante e oferece opções, com experimentação prática, que podem facilitar a escolha profissional.
Papéis no jogoA Fábrica de Jogos é um projeto de pesquisa do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) criado para o programa Geração Oi, do instituto Oi Futuro de responsabilidade social. O projeto acaba de ser lançado no Centro de Ensino Experimental Cícero Dias, colégio estadual de ensino médio. Conheça melhor as instituições envolvidas e o programa Geração Oi:
• Centro de Ensino Experimental Cícero DiasCriada no ano passado, no Recife (PE), com um investimento de R$ 12,9 milhões, a escola de ensino médio é resultado de uma parceria do Instituto Telemar, hoje Oi Futuro, com o governo de Pernambuco. A Cícero Dias é equipada para projetos de mídia-educação e funciona em período integral, das 7h30 às 17h. Além do ensino tradicional e das disciplinas tecnológicas, oferece também aulas de filosofia.
• Centro de Estudos e Sistemas Avançados do RecifeGanhador do Prêmio Finep de 2004, como a instituição de pesquisa mais inovadora do país, o Cesar é uma organização sem fins lucrativos que estimula a produção de novas tecnologias. Funciona no Porto Digital, em Recife, onde empresas desenvolvem sistemas digitais, softwares e outros projetos de tecnologia da informação, em parceira com a UFPE.
• Oi FuturoTrata-se do instituto de responsabilidade social da operadora Oi, focado em ações de educação e cultura.
• Geração OiPrograma do Oi Futuro, que promove projetos educativos de ensino médio voltados para a cultura digital, em parceria com secretarias estaduais da Educação, universidades e entidades do terceiro setor.

Matéria publicada em arede em 21 de Junho de 2007. Versão online disponível em:

http://www.arede.inf.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1033&Itemid=99


Mais informações a respeito em:

http://blog.meira.com/2007/07/04/em-recife-colegio-vira-lan-house/


http://www.oifuturo.org.br/TDB/media/main/pdf/jornal_geracao_oi.pdf

Um comentário:

Ivanilson Cahú disse...

É ótimo ver seu interesse sobre a antiga Fábrica de Jogos do Cícero Dias aqui em Recife.

A matéria é antiga, houveram muitas mudanças durante este tempo todo e caso precise de novas informações, pode contar comigo.

Grande abraço e muito sucesso...