segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Criando conteúdos: o poder do usuário comum na internet

Carol Pontes


Com a disseminação e evolução dos computadores, amplia-se o poder de comunicação entre as pessoas, ficando muito mais eficaz e eficiente transitarmos entre cenários presenciais e virtuais.

Ao contrário do que muita gente pensa, a internet não é um ambiente totalmente dissociado do mundo físico. Conseqüentemente, somos muito mais que "um nó na rede", somos pessoas, e como tal, nossas ações online têm, de fato, repercussão no mundo presencial.

Além disso, acessando a internet podemos simultaneamente nos conectar com milhares de outros usuários, agregando à nossa rede de amigos aqueles que se aproximam de nós por afinidades, gostos e interesses, embora geograficamente distantes.

Ampliando a nossa rede de amigos passamos a interagir muito mais. Surge, então, uma nova forma de sociabilidade característica à cultura digital: o usuário comum, formador de opinião.

Com um computador conectado à internet, qualquer pessoa pode opinar sobre qualquer assunto com quem quer que seja em qualquer lugar do planeta, de modo que aquilo que está sendo negociado pelos interlocutores possa ser visto e complementado por outras pessoas que também buscam respostas.

Muito mais que consumidores, essas pessoas agora passam a propor e produzir conteúdos: todos os dias, milhares de vídeos, documentos, apresentações, etc., passam a fazer parte da imensa quantidade de informação na rede. Mas toda essa informação produzida pelos usuários apresenta um diferencial, pois está relacionada aos anseios e às circunstâncias vividas por um certo grupo social.

Nesse panorama, o que se destaca é a criatividade do usuário. Essa tendência, no entanto, leva à convergência dos cenários atuais, bem como à proposição de novos cenários mais dinâmicos e suscetíveis a inovações.

Eis a reinvenção do virtual, e com ela todas as possibilidades que interligam a aprendizagem ao prazer.

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