domingo, 29 de junho de 2008

Aprendendo com os games na escola

Carol Pontes

Os jogos virtuais, que até então eram caoticamente trazidos ao cotidiano das crianças, combinados com os conteúdos trabalhados em sala de aula, podem transformar a imagem dos tradicionais 'laboratórios de informática'.

Esse novo panorama se instala quando os games surgem como mais um recurso pedagógico que torna a aprendizagem significativa, mais envolvente, mais prazerosa. Caso sejam potencialmente explorados, esses softwares podem se tornar importantes aliados no desenvolvimento de projetos colaborativos.

Com o intuito de tornar os educandos agentes do próprio processo de aprendizagem, esses projetos podem combinar jogos virtuais, softwares colaborativos (tais como: blogs, wikis e até sites de relacionamentos, como o Orkut, por exemplo) e atividades presenciais de modo que os educandos possam criar e interagir enquanto simultaneamente desenvolvem a reflexão crítica, sugerindo alternativas aos problemas com os quais se deparam no dia-a-dia da sala de aula.

Caso seja entendido como uma política de inclusão social, o uso lúdico dos recursos tecnológicos pode inclusive transpor os muros da escola, passando a integrar outros protagonistas, novas ações e parcerias de modo que não só a escola, mas a própria comunidade que a acolhe se beneficie e se desenvolva.

Portanto, trazendo o mundo dos games para dentro da escola estaremos abrindo suas portas para algo novo, inusitado, que no entanto revela nuances de algo que nos é bastante familiar: o aspecto transformador da educação.

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