sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Avaliação de software

Como avaliar um software educacional?

O conjunto que determina qualidade em EAD é formado de inúmeras modalidades de software educacional e, por isso, ao avaliarmos um programa de educação à distância e/ou um software educacional, é importante estabelecermos parâmetros mínimos de avaliação, que são caracterísicas pedagógicas e aquelas relacionadas ao aspecto técnico da questão. Confira, a seguir, quais são elas.
Características Pedagógicas
As características pedagógicas formam um conjunto de atributos que evidenciam a conveniência e a viabilidade da utilização do software em situações educacionais. Temos as seguintes subcaracterísticas que facilitam a identificação de um software de qualidade.

Ambiente educacional: o software deve permitir a identificação do ambiente educacional e do modelo de aprendizagem que ele privilegia;

Pertinência em relação ao programa curricular: o software deve ser adequado e pertinente em relação ao contexto educacional ou a uma disciplina específica;

Aspectos didáticos: o software deve contribuir para que o aluno alcance o objetivo educacional e para isso deve ser amigável e de fácil utilização, deve possuir aspectos motivacionais e respeitar individualidades. É importante que inclua atributos como: clareza e correção dos conteúdos, recursos motivacionais, carga informacional e tratamento de erros.
Facilidade de uso
A facilidade de uso é o conjunto de atributos que evidenciam a facilidade de uso do software. Inclui as subcaracterísticas:

Facilidade de aprendizado: avalia a facilidade dos usuários em aprender a usar o software;

Facilidade de memorização: avalia a facilidade dos usuários em memorizar informações importantes para o uso do software;

Robustez: avalia se o software mantém o processamento corretamente a despeito de ações inesperadas.
Características da interface
As características da interface configuram atributos que evidenciam a existência de um conjunto de meios e recursos que facilitam a interação do usuário com o software. Inclui as subcaracterísticas:

Condução: avalia os meios disponíveis para aconselhar, informar e conduzir o usuário na interação com o computador. Inclui atributos como: presteza, localização, feedback imediato e legibilidade;

Afetividade: avalia se o software proporciona uma relação agradável com o aluno ao longo do processo de aprendizado;

Consistência: avalia se a concepção da interface é conservada igual em contextos idênticos e se ela se altera em contextos diferentes;

Significado de códigos e denominações: avalia a adequação entre objeto ou informação apresentado ou pedido e sua referência;

Gestão de erros: avalia os mecanismos que permitem evitar ou reduzir a ocorrência de erros, e que favoreçam a correção quando eles ocorrem. Inclui os atributos: proteção contra erros, qualidade das mensagens de erro e correção dos erros e reversão fácil das ações.
Adaptabilidade
A adaptabilidade é o conjunto de atributos que evidenciam a capacidade do software de se adaptar a necessidades e preferências do usuário e ao ambiente educacional selecionado. Inclui atributos como:

Customização: avalia a facilidade da adaptação da interface para o uso de diferentes usuários;

Adequação ao ambiente: avalia a facilidade de adequação do software ao modelo e aos objetivos educacionais adotados.
Documentação
A documentação é o conjunto de atributos que evidenciam que a documentação para instalação e uso do software deve ser completa, consistente, legível e organizada. Inclui atributos como:

Help online: avalia a existência de auxílio online;

Documentação do usuário: avalia se a documentação sobre o uso do sistema e sua instalação é de fácil compreensão. Para ambientes e sites apoiados na Web é importante avaliar também a característica qualidade da informação, que inclui as subcaracterísticas: conteúdos corretos, fontes fidedignas, carga informacional compatível, pertinência, temas transversais, entre outros.

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